INSCREVA-SE AGORA!

ESG: Environmental, Social and Governance

O presente curso tem por objetivo capacitar profissionais graduados nas mais diversas áreas dos setores público e privado para atuar, considerando a integração das suas atividades com as melhores práticas ESG, de forma a estarem preparados a atender às crescentes expectativas de seus investidores, acionistas, reguladores e demais “stakeholders”.

PÚBLICO-ALVO

🎓 Dado o espectro amplo de aplicação da agenda ESG, o curso é destinado a alunos graduados em qualquer área de conhecimento e profissionais das mais diversas áreas de especialidade, tais como: gestores públicos e privados, executivos, advogados, engenheiros, consultores, analistas de sustentabilidade, profissionais do mercado financeiro etc, que tenham interesse em aprofundar e aprimorar seus conhecimentos referentes aos temas propostos ao longo do curso.

MERCADO DE TRABALHO

1º - Proporcionar ao aluno uma visão sistêmica dos critérios ESG - Environmental, Social and Governance

2º - Proporcionar ao aluno conhecimento adequado para julgar casos complexos dentro da matéria aqui delineada.

3º - Oferecer conhecimento para aplicação de ferramentas de integração dos critérios ESG no ambiente corporativo.

4º - Capacitar profissionais e alunos para lidarem com assuntos legais complexos envolvendo os desafios do mercado.

DISCIPLINAS

1 Aspectos gerais sobre ESG – Panoramas Internacional e Nacional

2 O “E” do ESG: Meio Ambiente, Gestão Ambiental, ODS, Economia Circular e Sustentabilidade

3 Direito Ambiental aplicado ao ESG

4 O “S” do ESG: Ética e Gestão Social

5 Direitos Humanos aplicados ao mundo corporativo

6 O “G” do ESG: Governança Corporativa e Gestão de Riscos

7 Implementação de práticas e estratégias de negócios baseadas em ESG

8 Métricas, métodos de divulgação e aferição de desempenho ESG

9 Mercado financeiro no contexto ESG: Finanças e investimentos sustentáveis (Green, Social and Sustainable Bonds)

10 ESG no Setor Público: Governança Pública e aplicação da agenda ESG nos 3 Poderes

11 Comunicação Corporativa em ESG

12 Direito do Trabalho em Evolução na Era ESG

INÍCIO

agosto de 2022

DURAÇÃO

12 meses

AULAS ON-LINE

Síncronas

HORÁRIOS

Aulas quinzenais:

Terças e quintas-feiras das 19h às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 699,00 mensais

Inscrição: R$ 100,00 (o valor será descontado da 1ª mensalidade)

INSCREVA-SE AGORA!

CORPO DOCENTE

COORDENADORES

Alexandre Oheb Sion

Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha (certificado pendente da defesa do doutorado). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal (créditos concluídos em 2017). Mestre em Direito Internacional Comercial (L.LM) pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos (2009-2011). Especialista em Direito Constitucional (2005-2006). Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela FGV (2005-2006). Advogado com formação em Direito (1996-2000) e em Administração de Empresas (1992-1995). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1776901364728469

Marília Carvalho de Melo

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em PEC - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0957587548508629

PROFESSORES

Álvaro Sánchez Bravo

Doctor en Derecho - Universidad de Sevilla, España, 1996. Profesor de la Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla, España. Secretario del Departamento de Filosofía del Derecho. Profesor de Política Criminal del Instituto Andaluz Interuniversitario de Criminología (1994-2012). Ha desempeñado funciones jurisdiccionales como Juez de Primera Instancia e Instrucción, y Magistrado. Ex Secretario de Universidades e Investigación de la Comisión Ejecutiva de FETE-UGT Sevilla. Presidente de la Asociación Andaluza de Derecho, Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible. Expert European Research Council Executive Agency (ERCEA). European Comission.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5084987763906138

Carlos Gonzalez

Empresário com extenso conhecimento no desenvolvimento, construção e operação de projetos minerais. Chairman do Advisory Board da OZ Minerals Brazil e Conselheiro Independente do Porto Sudeste. Seu último trabalho como CEO foi na mesma OZ Minerals Brazil, empresa Australiana que produz Cobre e Ouro na região Norte, onde trabalhou durante 3 anos. Seu principal marco foi a implantação da Mina de Pedra Branca, primeiro projeto subterrâneo da Província Mineral de Carajás. Atuou também em vários projetos em diferentes empresas, tendo participação importante nos Projetos Ferro Carajás da Vale e Projeto Minas Rio, da Angloamerican. Também ministrou aulas de economia mineral e política mineral no MBA do IAG/PUC do Rio de Janeiro. Carlos é engenheiro de minas e geólogo graduado na Universidade Federal de Ouro Preto, com MBA em gerenciamento estratégico de negócios pelo FIA/FEA USP.

Carolina Furtado de Mendonça Lobato

Atua como diretora jurídica da Anglo American no Brasil desde 2020. Carolina tem mais de 12 anos de experiência como executiva na área legal, tendo iniciado sua a carreira na área privada e depois, já na área empresarial, como advogada na Kinross Brasil Mineração em 2010, participando de grandes transações nas áreas de direito societário, cível, implementação de projetos de mineração e licenciamentos ambientais. Graduada em Direito pela Universidade FUMEC, com um MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh/EUA, e cursos de atualização na Boston University e Yale. Carolina é membro atuante das Comissões jurídicas do IBRAM, da FIEMG, e da Comissão Especial de Mineração de Base Mineral da OAB Nacional.

Fernanda Medeiros

Pós-Doutora em Direito (UFSC). Doutora em Direito (UFSC). Doutoramento Sanduiche na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Mestre em Direito (PUCRS). Professora Adjunta da Escola de Direito da PUCRS. Advogada.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0024830885091875

Fernando Marcato

Secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, professor da FGV DIREITO SP e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Profissional com prática multidisciplinar, atuando nos setores de : desenvolvimento de parcerias público-privadas; engajamento com órgãos governamentais em questões regulatórias e contratos de construção e concessão; planejamento estratégico para interação com o governo e associações.

Foi secretário executivo de novos negócios da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, com destaque para a estruturação do maior projeto de reuso de água do Hemisfério Sul e de outras parcerias estratégicas entre a SABESP e a iniciativa privada.

Gustavo Fischer Sbrissia

Diretor de Meio Ambiente, Fundiário e Responsabilidade Social da Elera Renováveis (Brookfield Company). Engenheiro Agrônomo formado pela UFPR e Mestre em Economia pela USP. Profissional com mais de 20 anos de experiência profissional em sustentabilidade e assuntos corporativos, incluindo Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Gestão Fundiária. Tem ampla experiência na construção de parcerias com órgãos governamentais, associações, líderes empresariais, e organizações não governamentais. Responsavel pelo desenvolvimento e implantação de mais de 30 projetos de Energia (PCHs, UHEs, Solar e Eólicas). As áreas de atuação incluem: Sustentabilidade Corporativa - Estratégia e Gestão; Responsabilidade social (licença Social); Questões ambientais (Licença operacional, riscos ambientais, Due Dilligence ESG; estratégias de mudanças climáticas; Compromisso com emissões zero; Gestão de riscos ESG; Avaliação e gestão de riscos em questões sociais e ambientais; Diálogo e envolvimento com as principais partes interessadas e ONGs.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2820461424023332

Jorge Alex Nunes Athias

Advogado, professor adjunto aposentado e agora voluntário de Direito Ambiental da UFPa. Mestre em Direito Constitucional Econômico pela UFPa. Membro da Academia Paraense de Letras Juridicas, do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, e membro e ex- Presidente do IAP - Instituto dos Advogados do Pará. Ex Procurador Geral do Estado, ex Secretário de Estado da Fazenda e ex Conselheiro Federal da OAB. Integra a Comissão Nacional de Direito Ambiental do CF OAB e a Comissão De Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros. É autor de diversos livros e artigos jurídicos além de conferencista e palestrante em inúmeros eventos profissionais e acadêmicos.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2482794575412323

Luciana Vianna Pereira

Pós-Graduada em Direito Ambiental, pela PUC-Rio e em Gestão Ambiental, pela COPPE-UFRJ. Mestranda em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Autora de artigos sobre direito ambiental e ESG, professora em cursos sobre o tema.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5508756200949152

Milton Nassau Ribeiro

PDC- (Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral), Nova Lima, 2021. PGA (Programa de Gestão Avançada) na FDC e INSEAD, Nova Lima e Fontainbleau, Brasil e França (2019). ALD Program na Harvard Business School, em Cambridge, EUA (2017). Programa de formação de Conselheiros de Administração do IBGC (2016). Skills, Tools and Competencies Program, na Kellogg School of Management, em Chicago, Estados Unidos (2015). Programa de Finanças Corporativas da Fundação Dom Cabral. (2014). Transformational Leadership Program no MIT, em Cambridge, Estados Unidos (2013). Mastering Leadership Program no IMD, em Lausanne, Suiça. (2012). Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos (2001). MBA em Direito da Empresa e da Economia pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Professor de Governança Corporativa, Risco e Compliance da Fundação Dom Cabral. Conselheiro Certificado CCA+ pelo IBGC. Conselheiro de Administração da CODEMGE. Ex- Conselheiro de Administração da Valia, Ferrovia Centro-Atlântica e Ferrovia Norte e Sul. Ex- Consultor Geral e Diretor Integridade da VLI S.A. Trabalhou anteriormente na CSN e na Vale. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e diversos artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1874146107096660

Paulo de Bessa Antunes

Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre (Puc/RJ) e Doutor (UERJ) em Direito. Membro da World Comission of Environmental Law (IUCN). Presidente da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB.

2019 Elisabeth Haub Environmental Law Visiting Scholar. Presidente da União Brasileira da Advocacia Ambiental - UBAA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9423333355767152

Pedro Durão

Procurador do Estado de Sergipe , pós doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca - Espanha, , Doutorado Clássico e Direito (UBA), Mestre em Direito (UFPE), e Especialista em docência do Ensino Superior (UCAM-RJ). Graduado em Direito (UCSAL), Ciências Contábeis (Cairu- Salvador) e Segurança Publica ( Governo do Estado da Bahia). Professor de Direto do Programa de Mestrado em Direito (UFS) e Professor Adjunto do departamento de Direito (UFS). Professor convidado da Escola Judicial do Estado de Sergipe (EJUSE), da Escola Superior de Governo e Administração Publica (ESGAP) e da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão.

Roberta Bassegio

Advogada especializada nas áreas de Projetos e Insfraestrutura, com ênfase em desenvolvimento e financiamento de projetos e com mais de 20 anos de atuação no setor elétrico. Roberta foi sócia da área de Energia & Infraestrutura de um grande escritório brasileiro, sócia da área de Projetos de um renomado escritório internacional em Nova York e managing partner para o Brasil. Atualmente é Diretora de uma empresa do setor elétrico, responsável pelas áreas Jurídica, Regulatória, Compliance, Recursos Humanos e Meio Ambiente. Roberta é graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e com LL.M. pela Universidade de Columbia, EUA, com menção de honra Harlan Fiske Stone Scholar.

Rodrigo de Oliveira Perpétuo

Secretário-executivo do ICLEI América do Sul. É doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM / IEEUSP), economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Possui especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Em sua trajetória foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretário Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, além de ter sido professor em instituições como Ibmec, Fundação João Pinheiro e UniBH.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4990093133982017

Sérgio Suchodolski

Presidente do BDMG - Banco de Desenvolvimento de MG e da ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento. Vice-presidente da ALIDE - La Asociación Latinoamericana de Instituciones Financieras para el Desarrollo. Membro do Conselho de inúmeras empresas e instituições, como VR, SEBRAE, YPO, BIOMM e CEBRI. Foi Diretor-Geral do NDB - New Development Bank (China) e Chefe da Assessoria ao Presidente do BNDES. Advogado formado pela USP, com mestrado em Harvard (EUA) e especializações na França.

Sônia Araripe

Jornalista com 30 anos de experiência em várias redações, com vários prêmios por reportagens. Foi Assessora de Imprensa da CNseg e da Vale. Atualmente é Editora e Diretora em Plurale, revista e site com foco em Sustentabilidade. Também consultora na área.

Sílvia Teixeira do Vale

Juíza do trabalho (TRT5); mestra em Direito (UFBA); doutora em Direito (PUC-SP); pós-doutora (Universidade de Salamanca).

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9148267036448585

Werner Grau Neto

Formado em Direito, especialista em direito ambiental, mestre em direito internacional e doutor em direito tributário pela USP. Ex-Presidente (2009-2012) e Vice-Presidente (2013-2016) do Conselho e Conselheiro da The Nature Conservancy - TNC entre 207 e 2016; Ex-conselheiro do IDESAM; ex-Vice Presidente e membro do Conselho da Administração da Confederação Brasileira de Rugby - CBRU. Consultor do Banco Mundial, BID e outras entidades multilaterais; professor universitário; autor de obras e artigos acadêmicos.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2262159869812650

ESTA É SUA CHANCE

DE IR ALÉM!

Em caso de dúvidas preencha o formulário abaixo:

Nossa equipe irá entrar em contato com você!

Quer saber mais? Fale com a gente:

(31) 9.7300-1125 - Cleine

cleine.silva@unincor.edu.br