27 a 30 de setembro

CLIQUE NO ÍCONE PARA ACESSAR:

27 de setembro às 19h

Emergências Ortopédicas

Como proceder em uma emergência ortopédica? Você esta preparado? Existem momento que o pânico irá tomar conta mas relaxe, a melhor conduta é manter a calma.

Mario Rennó

Graduação – UFMG; Residência- UFMG; Mestrado em clínica médica cirúrgica-UFMG; Especialização em Ortopedia e Traumatologia-USP; Professor no curso de pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia Veterinárias e Clinica Médica Cirúrgica de pequenos animais – QUALITTAS; Sócio proprietário do Hospital Veterinário Vetmaster BH Membership AOVET (Associação Mundial de Ortopedia e Traumatologia).

27 de setembro às 20h20

Importância da vacinação na medicina veterinária

Tipos de vacinas existentes e atuas do mercado, importância da vacinação, doenças que podem ser evitadas com vacinação, mitos e verdades sobre as vacinas e vacinas do catálogo Zoetis.

Luiz Henrique Cavalheiro Ribeiro

Médico Veterinário formado pela PUC Minas Poços de Caldas, destaque acadêmico da graduação e atua na área comercial como promotor técnico da Zoetis.

28 de setembro às 19h

Urgência e emergência na clínica de equinos

O atendimento emergencial é um dos pilares da medicina equina, e nós, médicos veterinários do campo devemos estar sempre preparados para atendermos os pacientes de forma precisa e segura. Com base em experiências pessoais, essa apresentação tem por objetivo promover parte do conhecimento teórico relacionado à prática emergencial cotidiana de um médico veterinário no Brasil, para levar ainda mais segurança e experiência ao estudante que em breve se inserirá no mercado de trabalho.

Raquel Luísa Lopes Goulart

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Muzambinho-MG (2010). Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras - MG (2017). Residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Grandes Animais pela UFLA (2018-2020). Atuação a campo em clínica, cirurgia e anestesiologia de grandes animais, com ênfase em medicina equina, nas áreas de clínica médica e cirúrgica, atendimento emergencial e medicina preventiva. Interesses em cirurgia de tecidos moles, e manejo de feridas e dor crônica. Atualmente integra a equipe de Hospital Rural Veterinário em Goiânia/GO como Médica Veterinária Atendente na área de clínica, cirurgia e anestesiologia de grandes animais.

28 de setembro às 20h20

Princípios básicos de Odontologia Equina

A odontologia equina é uma área da Medicina Veterinária que cresce a cada dia. É de grande importância que o Médico veterinário saiba sobre as principais características de problemas odontológicos nos equinos e a importância do manejo odontológico para orientar seus clientes.

Victor Ferreira Ribeiro Mansur

Mestre em Ciência Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2018), com residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Grandes Animais na Universidade Federal de Lavras (2016) e graduado em Medicina Veterinária na UFLA (2016). Atualmente, realiza doutorado em Ciências Veterinárias na UFLA e é docente da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Tem experiência no ensino na área de Medicina Veterinária, com ênfase em: Técnicas Cirúrgicas, Anestesiologia, Cirurgia e Fisiologia Veterinária. Na pesquisa e extensão, desenvolve projetos relacionados à Clínica Cirúrgica de Animais Domésticos.

29 de setembro às 19h

Medicina Canabidinóide em Animais Silvestres

História da Cannabis Medicinal, fisiologia do sistema e endocanabinoide, principais patologias e indicações para o tratamento com cannabis medicina

Enore Augusto Massoni

Médico veterinário responsável pelo atendimento de pequenos animais do Complexo Veterinário do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), médico veterinário do Hospital Veterinário Bionicão e médico veterinário do Centro de Especialidades Veterinárias – CEV Sorocaba.

29 de setembro às 20h20

Manejo e reabilitação de rapinantes

Abordagem sobre os principais cuidados com rapinantes cativos e em reabilitação.

Ively Maluna

Formada pela Universidade da Amazônia – UNAMA – Belém/PA; Pós-graduanda em clínica e cirurgia de Silvestres e Pets não convencionais – Famesp – São Paulo/SP; Membro do grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos – GPMAA; Membro do Falcoeiras -BR, grupo Feminino de Falcoaria e treinamento de aves de rapina.

30 de setembro às 19h

Os principais erros nutricionais em bovinos

Serão abordados, mediante a exposição fotográfica, os principais erros relacionados com a subnutrição (fome e deficiências minerais) e a superalimentação (acidose ruminal, cetose e síndrome do fígado gordo) de bovinos de corte e de leite.

Pedro Antônio Muniz Malafaia

Zootecnista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Médico Veterinário pela Universidade de Vassouras (USS); Professor da UFRRJ, das disciplinas de Nutrição Animal e Nutrição de Ruminantes.

30 de setembro às 20h20

Entendendo o Período Transição em Vacas Leiteiras

Vamilan Clarence Mauricio Bernardes

Graduado em Medicina Veterinária Pelo Centro Universitário Jaguariúna – Unifaj Grupo Unieduk. Médico Veterinário e Gestor do Centro Pesquisas Ambientais e Agropecuário – Leiteria Unidade de Jaguariúna.