WEBINAR

Noções básicas de empreendedorismo e educação empreendedora

19 de outubro às 18h

O primeiro passo no estudo do empreendedorismo é perceber que ele se trata de um processo, uma cadeia de eventos e atividades que se desdobram em novos eventos e atividades ao longo do tempo. Assim, o termo remete à percepção de uma complexa transformação permanente, que parte de uma ideia e se materializa por etapas. Neste sentido, empreender exige tempo e trabalho, e não apenas dinheiro. Embora não haja consenso em relação à definição de empreendedorismo, é razoável pensar o termo não apenas como uma atividade em si, mas também como uma área de pesquisa. Com a recente popularização do uso do termo empreendedorismo nos ambientes escolares, profissionais, familiares e na mídia de uma forma geral, mostra-se cada vez mais importante o resgate das origens do conceito, bem como as controvérsias mais relevantes que envolvem a sua discussão enquanto objeto de pesquisa. Sem uma discussão menos apaixonada e romântica do termo, o debate acadêmico permanecerá empobrecido e carente de sustentação teórica. Este curso de extensão tem por objetivo pensar algumas noções básicas que envolvem o estudo do empreendedorismo, desde suas raízes conceituais oitocentistas até as discussões mais recentes que tendem à popularização pouco crítica desta importante ferramenta analítica. De forma mais específica, objetiva-se apresentar a controvérsia que envolve o debate contemporâneo em torno do conceito de empreendedorismo. Ademais, objetiva-se discutir, de forma introdutória, elementos básicos do processo empreendedor, tais como: as noções de ideia, oportunidade, necessidade, negócios e gestão.

Ministrante: Prof. Dr. Tulio Sene

Docente do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino da UninCor

QUERO PARTICIPAR!

Preencha seus dados para participar. Você receberá o link de participação por e-mail. Verifique sua caixa de entrada e spam.