CICLO DE PALESTRAS

Nutrição UninCor




O curso de Nutrição da UninCor, preparou um Ciclo de Palestras que será realizado, semanalmente, nos meses de setembro, outubro e novembro, com temas relacionados à saúde e bem estar.

 

Encontros semanais que farão você superar, com saúde, as dificuldades dos tempos atuais.

QUERO ME INSCREVER AGORA!

Treino e Emagrecimento

Nessa palestra você aprenderá um pouco mais sobre os tipos de treino e seus benefícios para emagrecimento, além de quais são os mitos e as verdades sobre treinos para emagrecimento.

Letícia Gonçalves

Graduação em licenciatura e bacharelado em Educação Física. Pós graduada em Musculação e personal trainee. Sócia proprietária da Academia personal fitness e pilates.

O nutricionista nos Diferentes Serviços das Unidades de Alimentação e Nutrição

Compartilhando as experiências do profissional nutricionista nos diversos âmbitos do profissional desde o operacional até o gerencial

Roseane Rodrigues Durso

Graduada em Nutrição pela universidade Vale do Rio verde desde 2006. Pós Graduada em Nutrição com ênfase em Alimentação Escolar, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial. Áreas de Atuação: Sistema Penitenciário do Município de Três Corações pela Stillus Alimentação (2009 a 2012). Merenda Escolar do Município de Varginha pela Nutriplus Alimentação (2012 a 2019). Nutricionista Hospitalar (Colônia Santa Fé) Município de Três Corações (2019 até a data presente).

Cuidados com a sonda da Terapia Nutricional

Os alimentos geralmente são ingeridos por via oral, porém, alguns pacientes não conseguem se alimentar devido a problemas com a própria doença ou com os efeitos colaterais de seus tratamentos. Diante disso, é necessário a nutrição enteral, que consiste em administrar nutrientes ao paciente em forma líquida através de uma sonda inserida no estômago ou no intestino delgado. Os tipos de sondas de alimentação utilizados são: Sonda Nasoenteral (SNE): é posicionada no estômago, duodeno ou jejuno, com objetivo de disponibilizar uma via de acesso para nutrição ou Sonda Nasogástrica (SNG) é utilizada para drenagem ou alimentação. É posicionada no estômago e a Gastrostomia (GTT), por sua vez, é uma abertura realizada no estômago do paciente, através de cirurgia. Seu objetivo é facilitar a alimentação enteral e o controle de líquidos, nos momentos em que há a impossibilidade por via oral. Sua principal função, além de prover alimentação e ganho calórico adequado, é evitar as consequências dos distúrbios da deglutição. É de suma importância os conhecimentos dos profissionais de nutrição sobre os tipos de sondas e os cuidados necessários para orientar para o paciente, familiares e cuidadores.

Ranile Santos Silva

Graduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Verde - UninCor em 2006. Especialização em Gestão da Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ em 2007. Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucáí - UNIVAS em 2017. Atua como coordenadora, professora e supervisora de prática do Curso de Enfermagem da UninCor.

Florais e Nutrição: controlando a ansiedade

Conhecer os florais de essências de flores brasileiras, com atuação no

controle da ansiedade e compulsão alimentar.

Maria Celina da Piedade Ribeiro

Graduada na Faculdade de Enfermagem pela PUC Campinas. Especializada pela UNIP. Mestre pela Escola de Enfermagem da USP. Terapeuta Holística pelo Siztema Luz D'Aldeia e Akwavita. Atuação com Radiestesia/Radiônica, Florais Brasileiros, Cromoterapia, Cristais, entre outros.

Uso de software em Unidades de Alimentação e Nutrição

Demonstração de como o profissional nutricionista pode utilizar as ferramentas do software tecfood para as empresas produtoras de refeições.

Helton Baldança

Formas de apresentação dos Fitoterápicos e como prescrever na prática nutricional

Definições, diferenças e particularidades das diversas formas de apresentação dos Fitoterápicos e apresentação dos principais para uso na prescrição nutricional.

Fabiana Pereira Bossi

Farmacêutica bioquímica

Especialista em Manipulação Magistral

Pós graduada e MBA em Cosméticos

Professora do curso Farmácia disciplina Homeopatia/ Fitoterapia e Farmacotécnica Cosmetologia.

Influência da interação fármaco-nutriente

nas propostas terapêuticas

Descrição sobre as interações entre fármacos e nutrientes no tratamento de patologias.

Claudio Avelar Vallim

Mestrando, especialização em gestão da Assistência farmacêutica, professor universitário, farmacêutico atuante na saúde pública.

Obesidade e Epigenética

Papel da epigenética na obesidade

Alimentação

Comorbidades associadas

Evidências científicas

Franciele Ribeiro Barreiro

-Nutricionista

-Especialista em Nutrição Materno Infantil

-Especialista em Obesidade e Emagrecimento

-Mestre em saúde da criança e do adolescente - Unicamp

-Doutoranda em Clínica Médica - Unicamp

-Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes

Residência em nutrição:

do processo seletivo à prática clínica

Definições, diferenças e particularidades das diversas formas de apresentação dos Fitoterápicos para uso na prescrição nutricional.

Larissa Ariel

Nutricionista, graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é residente em nutrição oncológica pelo AC Camargo Cancer Center (São Paulo, SP). Possui Experiência em processos seletivos de residência e aprimoramento em nutrição clínica em diferentes hospitais de São Paulo, com aprovações em primeiro colocado nas seguintes instituições: AC Camargo Cancer Center, Hospital Sírio Libanês, Residência multiprofissional da prefeitura de São Paulo, Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese.

QUERO PARTICIPAR!

Preencha seus dados para participar.

Você receberá o link de participação

por e-mail em 1 minuto.

Cadastre-se somente uma vez, o link de participação é válido para todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada e spam.